A sua Walcom sempre limpa.

A sua Walcom sempre limpa.

Muitos profissionais do ramo de repintura ainda fazem a limpeza (manutenção preventiva) de seus equipamentos de pintura de maneira inadequada.

É comum vermos nas oficinas logo após o uso do equipamento os pintores simplesmente colocarem thinner de limpeza na caneca da pistola, fazendo uma breve agitação e logo em seguida acionam o gatilho fazendo a pulverização do produto até que ele se esgote, além de muitos ainda pressionarem a capa de ar fazendo borbulhar o thinner na caneca.

É importante lembrar que esse é um processo ultrapassado usado nas antigas pistolas de sucção. Com a chegada das pistolas HVLP no mercado, houve também mudanças na maneira de fazer essa limpeza.


Existem duas maneiras corretas de se realizar este trabalho, conforme explica o Consultor Técnico da Walcom Peterson Alvarenga:

1- Sem o lavador de pistolas

2- Com o lavador de pistolas.


1- SEM O LAVADOR DE PISTOLAS:

É necessário que se tenha um recipiente na bancada (pode ser uma bandeja plástica) onde o ideal é uma quantidade de thinner para iniciarmos o processo de limpeza passo a passo:

  • Logo após o uso colocar thinner na caneca (aproximadamente 150 ml) e adicionar o gatilho brevemente para tirar o excesso de tinta, verniz ou primer.
  • Desconectar a pistola da linha de ar para continuar o processo.
  • Remova a caneca e a capa de ar da pistola mergulhando no recipiente com thinner (o suficiente para mergulhar as peças), não mergulhar a pistola, somente as peças.
  • Utilizando uma escovinha ou pincel, faça a limpeza com o thinner que já está no recipiente.
  • Para finalizar a limpeza, enxaguar com thinner limpo e montar a pistola corretamente.


2 - COM O LAVADOR DE PISTOLAS WALCOM:

Utilizando o lavador de pistolas, o processo se torna mais prático e econômico, veja a seguir:

  • Logo após o uso, desconectar a pistola das linhas de ar.
  • Com a caneca e a capa de ar já desmontados, iniciar a limpeza dentro do lavador.

A economia no processo de limpeza se dá devido ao fato do lavador de pistolas filtrar e armazenar o thinner utilizado na limpeza, reservando o para limpezas posteriores, economizando muito no consumo de thinner por parte dos pintores.

Em nenhum dos processos é indicado pressionar o dedo na capa de ar com a pistola conectada a linha de ar, para que não ocorra o retorno do produto para a válvula de ar, danificando o seu equipamento.

Com essas dicas a Walcom lhe proporciona a manutenção do seu equipamento em bom estado por muito mais tempo. Para saber mais o lavador de pistolas ou sobre as Pistolas de Pintura Walcom, ligue para a Walcom no número 0800 707 8900.


São Paulo +55 (11) 4092-7777
Outros Estados 0800 777 0 777